quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fabio Trad defende aumento do tempo de custódia e guarda para adolescentes infratores

Assessoria/RW

O deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS) disse nesta semana, em entrevista ao jornal Correio do Estado, que uma possível redução da maioridade penal não se configurará, obrigatoriamente, em redução das taxas de criminalidade e violência.
Segundo o deputado, a criminalidade entre os adolescentes tem feição social, com forte ligação com o consumo de drogas: “Se reduzirmos a idade pensando que vão se intimidar com a perspectiva do encarceramento veremos o mesmo filme protagonizado por quem tem mais de 18 anos que, como é sabido, não deixam de praticar crimes pela ameaça da pena”, afirmou.
Fabio Trad afirmou que o atual sistema prisional produz criminosos reincidentes em escala industrial: “Assim, a médio e longo prazo investiremos em mais violência se a ele destinarmos contingentes de adolescentes a conviverem com escolados criminosos adultos. Enquanto o nosso sistema carcerário continuar reproduzindo a delinqüência com uma taxa de 70% de reincidência, a tese da redução terá o mesmo efeito em termos de violência que colocar gasolina na fogueira”.
Fabio defende outra alternativa: aumentar para dez anos o tempo de custódia e guarda para os adolescentes pelo regime do Estatuto da Criança e do Adolescente com a valorização permanente de equipe multidisciplinar para o acompanhamento dos internos incluindo políticas de reinserção social.
Punição Ressocializadora
Para o deputado sul-mato-grossense, o que falta é uma política de punição ressocializadora: “Já viu adolescente praticar crime de colarinho branco? Pois os criminosos de colarinho branco são os grandes responsáveis pela falta de recursos para saúde, educação e outras políticas de inclusão que criam o cenário para a criminalidade violenta dos adolescentes. Por isso, é mais fácil adotar o discurso da punição do que defender e aplicar políticas de educação e cidadania”, argumentou.

Agentes frustram tentativa de fuga na Unei Dom Bosco

Mariana Anunciação

Durante aula de educação física, nesta quinta-feira (22), por volta das 14h30, quatro adolescentes tentaram fugir da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco, aqui em Campo Grande.
Os jovens aproveitaram que estavam na quadra de esportes para tentarem escapar. Mas os Agente Sócio Educativos perceberam logo e frustraram a fuga. Um deles já foi pego em cima do muro da Unidade.

Tradutor/translator/Übersetzer